Ao observar o país, boa parcela da população fica indignada com toda a corrupção vista. São notícias de funcionários públicos recebendo propina e políticos desviando dinheiro público que deveria ser aplicado em saúde, por exemplo.
Há algum tempo, redes televisivas mostraram uma gravação na qual determinados políticos aceitavam dinheiro em troca de "favores" ilícitos. Perante tal fato, vê-se que a ética nacional está se degradando. Conforme o tempo passa, esses escândalos vão sendo cada vez mais evidenciados para a sociedade.
Esta população frente a tal decadência sente-se incomodada, porém não se faz ouvir. Pois, aparentemente, é errado discordar de toda a falta de ética vivida. O povo ouve e reproduz que "Todos os políticos são corruptos." e talvez por medo aceitam essa condição. Os que não o fazem e optam por serem honestos e conviver com pessoas também honestas, se vêem sozinhos, tal é o grau de desonestidade do país.
Essa desonestidade citada, que antes era só vista nas camadas mais altas da sociedade, hoje é observada em todo corpo social. As pessoas com pequenos gestos incorporam e reafirmam a expressão, já citada, de que "todos são corruptos". Portanto, é cada vez mais difícil aquele cidadão, que indigna-se com a desordem social, demonstar4 sua opinião e tentar fazer algo para mudar, uma vez que seus próprios companheiros irão recrimina-lo.
Apesar de toda problematica vivida frente a ética nacional, é possível reverter essa situação: aquela parcela da sociedade que não se conforma com o q observa deve unir-se e se fazer ouvir. Parar de reclamar em voz baixa e demonstrar toda sua indignação, para então iniciar um processo de recuperação da ética, já degradada.
E eu vou ser o primeiro aqui a bradar contra "O Silêncio dos Inocentes" e abrir a temporada de desabafos inconformados, porém tocando em certos pontos que nem todo mundo para pra pensar: SIM, OS POLÍTICOS E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS QUE SE CORROMPEM SÃO FILHOS-DA-PUTA, QUE EM TROCA DE VANTAGENS INDIVIDUAIS COMETEM A ATROCIDADE DE EVITAR QUE O DINHEIRO PÚBLICO SEJA APLICADO PARA O QUE É DE LEI E LEGÍTIMO: CONSTRUIR UM PAÍS MAIS ORGANIZADO E JUSTO. O dinheiro roubado ou ato ilícito cometido pelo funcionário do Estado, em quase todos casos, impede que uma criança carente seja alimentada pelos recursos coletivos da população (receita do Estado), que a senhora trabalhadora seja atendida pelo hospital público de que ela necessita, que o professor do colégio estadual receba em dia e no valor justo seu pagamento. E, a partir disto, É FATO QUE CADA INDIVÍDUO QUE SE RENDE À CORRUPÇÃO É RESPONSÁVEL E CULPADO PELO SOFRIMENTO DE INÚMEROS SERES HUMANOS, PELA DESORGANIZAÇÃO E SUCATEAMENTO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS, E PELA FALHA NO CUMPRIMENTO CORRETO DAS FUNÇÕES DO ESTADO.
ResponderExcluirEntretanto, o que foi dito acima já é, de certa forma, senso comum. Talvez nem todos percorram a mesma cadeia de pensamentos e de observações, mas a maioria dos brasileiros pelo menos já sente raiva de um corrupto. Não pretendo, de forma alguma, negligenciar que o "brasileiro comum" TAMBÉM PRECISA MUDAR SUAS ATITUDES, com cada um começando por si só a "avalanche de honestidade" que todos esperamos e vislumbramos, mas não é este o ponto principal do meu desabafo. Este ponto é: "OK, culpemos os políticos corruptos. Mas eles são os corruptos PASSIVOS. QUEM SÃO OS ATIVOS?". É aí que entram novos questionamentos: a grande imprensa -- isto é, os principais veículos de comunicação em massa dos quais a esmagadora maioria dos brasileiros extrai informações sobre o que acontece à sua volta -- frequentemente cumpre o nobre papel de denunciar, retratar e divulgar à população a identidade de cada membro do governo que se corrompeu e assim cometeu um crime contra toda a população. Lindo, justo. Agora: o ato de corrupção é composto pelo corrupto E PELO CORRUPTOR! Quem é o CORRUPTOR? Convenhamos que, para conquistar favores de ocupantes de cargos públicos no Brasil é necessário MUITO DINHEIRO. Nenhum senador, que ganha mais de R$20 mil mensais, vai arriscar sua imagem e seu cargo por POUCO dinheiro ou por POUCA coisa. Então, quem corrompe sempre é alguém que tem recursos financeiros suficiente para tal. E POR QUE ESTES CORRUPTORES NUNCA -- OU QUASE NUNCA -- SÃO RETRATADOS PARA TODA A NAÇÃO? POR QUÊ?! Será porque os meios de comunicação dominantes são GRANDES CORPORAÇÕES PRIVADAS, que visivelmente assumem um compromisso ideológico com a classe proprietária, pertencente aos estratos mais elevados da sociedade?
Não possuo DADOS CONCRETOS para afirmar esta acusação, mas como disse acima, quis suscitar um questionamento, que pode servir de base para uma futura investigação, mas não uma afirmação categórica. Considerando ainda a luta de classes que Marx observou e conhecendo a história de corrupção e oligarquia das classes dominantes que determinou a realidade brasileira em todo o seu percurso, não é nada absurdo e irreal levantar esta hipótese: os POLÍTICOS corruptos são os únicos execrados pela absurda situação de corrupção no Brasil porque OS CORRUPTORES SÃO BLINDADOS E PRESERVADOS PELA GRANDE MÍDIA, VOZ DAS CLASSES DOMINANTES, PRIVANDO A POPULAÇÃO DE CONHECER BOA PARTE DOS CULPADOS PELA CALAMIDADE PÚBLICA QUE VIVEMOS DESDE 1500.