domingo, 3 de julho de 2011

Poema

Meu pai morreu
Minha mãe emudeceu
Meu cabelo embranqueceu
Minha filha foi embora.
As paredes estão lisas
e as almas penadas, tristes
não têm a quem assombrar.
O tempo veio certeiro,
meu corpo fez-se estrangeiro
refém do teu olhar.
 
Autora : Clara de Góes.

Desculas

Se alguem le esse blog eu peço desculpas a vc q é provavelmente a unica pessoa a ler...
Desculpas pela forma confusa que esses textos se encontram com erros de portugues e de coerência....
Sei que isso nao deve acontecer, mas peço que entendam que essas ideias aqui postadas vem em minha mente como epifanias repentidas e que eu preciso escrever....
Sempre que isso acontece e eu tenho a possibilidade de postar aqui eu faço logo de primeira deviso a falta de tempo que possuo....
Logo, me desculpem por esses erros e essa demora em postar....as vezes eu possuo a ideia mas nao tenho como postá-la aqqui no Blog.

PRECONCEITO

Como a sociedade atual luta contra o preconceito, como nós hoje vemos o preconceito com maus olhos...
Afinal ele é algo politicamente incorreto...estamos tão preocupados com aquilo que parece aos olhos da sociedade hipócrita que nos esuqecemos de verificar a verdadeira origem das coisas.
Preconceito = uma palavra etmilógimente simples de ser entendida e compreendida pelos mais diversos seguimentos e grupos sociais, porém a real postura, a real proveniencia dele é tão dificil de saber

Será que ninguem nunca se perguntou de onde vieram os proeconceitos que parecem tão inatos na cabeça de inumeras pessoas, mesmo aquelas que se dizem livres de preconceitos e que dentro de suas mentes na realidade estão cheias deles?

Normalmente somos ensinados a pensar quando começamos a achar q estamos refletindo sobre algo que o preconceito é uma contrução social provinda de alguma época em que as coisas eram vistas diferentes.

Tomemos como exemplo o caso do negro. Nos ensinaram a pensar que o preconceito contra os negros vieram unica e exclusivamente da sociedade escravocrata e eurocentrista do Brasil colonial.
Correto? SIM

Mas será que realmente é só dessa fonte que o preconceito vem? Será que é apenas dessa fonte que bebe o preconceito para sua existencia?

Acredito sim em uma sociedade que exemplificou e fomentou o preconceito com determinada pratica e pensamento. Porém nao devemos pensar em algo estático. Como tudo em nossa vida é fluido e dinamico, o preconceito e sua construção também o é.
Voltando ao nosso exemplo inicial do Brasil colonia em que a sociedade era escravista, devemos parar pra refletir como essa visõa do negro submisso e inferior permaneceu, e erdurou por tantos século. Não acredito que o unico motivo seja exclusivamente o fato do Africano, do negro ser escravo.

ACREDITO QUE HÁ TODA UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA ACERCA DESSA IDEIA.

Alguem a principio teve ideias que hj consideramos preconceituosas, porem sua perpetuação nada mais é do que uma construção histórica para sustentar ações cometidas que de alguma forma precisa ser legitimada. Lembrando que a legitimação nao provem unicamente da afirmação de que algo é certo. Pode vir da afirmação de que algo é errado.
Pensando nisso a contrução histórica do preconseito se da a partir do momento em que fo preciso legtimar por exemplo a escravidão negra e logo depois o imperialismo e a conquista da áfrica.

É preciso do discurso para poder ter uma ação mesmo que errada reconhecida e legtimada. Assim foi com a escravidão. O fato do negro ser posto em uma posição de inferioridade denota uma ação. O fato do negro ser encarado e acreditar que ele É um ser inferior denota uma construção acerca de algo ou alguem ou de uma situação que legitimou todo o discurso escravocrata.

Para finalisar, é preciso ter em mente o fato de que nossas vidas, conceitos, crenças e tudo mais que nos rodeia nao é apenas uma contrução cultural, ou de ensinamento, também é uma construção histórica, uma vez que o homem é um agente histórico e os conceitos e preconceitos estão contidos no homem.
Homem esse que é o portador da razão, o unico dentre todos os animais do planeta que tem a capacidade de escolha e diferenciação dotada de consciencia e razão para tal.

Sem mais delongas....
O PRECONCEITO É UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E COMO TAL DEVE SER REAVALIADO, REPENSANDO E SEM DUVIDA REVISADO, para que tal noção perca a conotação que hj possui.